sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Alimentação que ajuda no bronzeamento

Oii gente, hoje decidir fazer um post um pouco diferente... Nas ferias a maioria das pessoas viajam e no verão, os lugares ainda mais procurados são as praias... Seja em uma praia ou até mesmo em uma picina, todos, principalmente nós meninas, gostamos de "queimar" um poquinho não é? Então, nesses fim de ferias (aneem) , decidi postar sobre alguns alimentos que ajudam (ou atrapalham) no bronzeamento. 



Legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro são ricos em betacaroteno, que ajuda na formação de melanina, o pigmento presente na pele para proteção e promoção de um bronzeado adequado. O betacaroteno ainda é um antioxidante que é transformado em vitamina A no organismo e promove a recuperação da pele, de acordo com a nutricionista Mônica Beyruti.
Mesmo pessoas muito brancas podem recorrer a alimentos ricos em betacaroteno para se bronzear melhor, segundo Mônica. A nutricionista Anna Beatriz Guimarães Oliva avisa, porém, que não adianta esperar por um milagre, pois a alimentação pode ajudar, mas o bronzeamento varia de pessoa para pessoa.
Segundo as especialistas, é importante consumir regularmente legumes, frutas e verduras ricos em betacaroteno como parte de uma alimentação saudável. Anna afirma que são recomendadas de três a cinco porções de frutas por dia e de quatro a cinco porções diárias de verduras e legumes.
Mas cuidado para não exagerar. Embora não exista limite para o consumo desse tipo de alimento, o excesso pode causar carotenemia que confere uma cor alaranjada à pele.
E não se esqueça também de proteger a pele. A dermatologista Lígia Helena Góes alerta que uma boa alimentação não dispensa o uso de protetor solar. "Ele deve ser diário porque o efeito do sol na pele é cumulativo. Ou seja, os sinais causados pela exposição excessiva ao sol, como manchas e câncer de pele, só vão aparecer no futuro", diz. Pessoas de pele morena podem usar protetor de fator 15, e as de pele mais branca, fator 30 ou mais.
Lígia ressalta que o filtro solar deve ser repassado a cada duas horas se a pessoa transpirar muito ou entrar na água. É preciso ainda evitar exposição ao sol entre 10h e 15h, quando há maior incidência de raios solares.
Saiba mais
Quais alimentos podem ajudar a obter um bronzeado mais bonito?
Os alimentos ricos em betacaroteno, substância que ajuda na formação de melanina, o pigmento presente na pele para proteção e promoção de um bronzeado adequado. São fonte de betacaroteno: abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, mamão e manga. Ele também pode ser encontrado em pequenas quantidades em alguns vegetais folhosos, como agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho.
Quais alimentos fazem bem à pele, de forma geral, e que tipos de alimento devem ser evitados?
Uma alimentação colorida, variada e rica em frutas, verduras e legumes deve ser estimulada. A grande oferta desses alimentos no verão permite um fornecimento adequado de vitaminas e minerais, o que auxilia no bronzeado e na saúde. É importante ainda manter a pele hidratada. Além desses alimentos, que são ricos em água, deve-se tomar cerca de dois litros de líqüidos ao dia, seja como água, água-de-coco, sucos e chás gelados. E modere no consumo de gorduras que elevam a temperatura do organismo, ajudando na perda de água.

Créditos: Folha.com

Um comentário:

  1. Olá, adorei o blog. Muito lindo está de parabéns! Os posts? Nossa são de mais *o* Já estou seguindo seu blog, não resistir!

    Poderia da uma passadinha no meu blog? Nao é lá aquelas coisaas, mais.... Ficaria muito grata de ver voce lá! Se gostar segue por favor? É isso então, um bejo muuuuuuito grande.

    www.porckybunny.blogspot.com

    ResponderExcluir